Not 2023-01

RECESSO ACADÊMICO:

01 de agosto a 15 de setembro

OBSERVAÇÕES:

Este calendário acadêmico foi estruturado buscando manter sintonia com o período letivo dos cursos de graduação da UFG, que se encontra em ajuste devido aos atrasos gerados pela suspensão das aulas durante a fase aguda da pandemia de COVID-19.

Por outro lado, o calendário do PPG Artes da Cena também busca manter o período letivo do ano de 2023 em sintonia com o calendário cívico, sem extrapolar suas atividades para o ano de 2024.

Para estabelecer este equilíbrio, o período de atividades acadêmicas do primeiro semestre só terá início em abril e manterá atividades no mês de julho, deixando o recesso acadêmico para o mês de agosto.

O período letivo dos dois semestres deste ano foi comprimido, mas sem prejuízo da carga-horária regulamentar. Por esta razão, este semestre letivo poderá contar com uso de tecnologias da informação e comunicação, conforme planejamento de cada disciplina, embora mantendo o caráter de ensino presencial.

Estes recursos poderão ser usados para os expedientes de reposição de aulas não realizadas no período letivo, por motivos de feriados oficiais, eventos promovidos ou apoiados pelo programa e afastamento de docentes para atividades de pesquisa.

RELATÓRIO ANUAL DE PESQUISA (Obrigatório)

O relatório anual de pesquisa subsidia o programa quanto às atividades acadêmicas, participação em eventos, produção intelectual e impacto social da pesquisa em desenvolvimento no programa. Após preenchido, o relatório deve ser repassado ao orientador para análise e aprovação, para posterior envio à secretaria do programa.

Data-limite para envio: 27 de fevereiro

Clique aqui para acessar o template do Relatório Anual de Pesquisa

DISCIPLINAS PARA O PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2023

METODOLOGIA DE PESQUISA NAS ARTES DA CENA (OBRIGATÓRIA)

Quartas-Feiras, das 17h00 às 21h00

Prof. Alexandre Silva Nunes

Prof. Alexandre Donizete Ferreira

EMENTA:

Estudo das possibilidades metodológicas no campo das Artes da Cena, de suas similaridades, diferenças e conflitos de modelos em relação às metodologias de outras áreas do conhecimento. Relações entre arte e ciência no campo da pesquisa. Abordagens sobre a crise de paradigmas da ciência contemporânea e problematizações sobre a presença da arte na academia. A pesquisa em arte e a pesquisa sobre arte. Correlações entre teoria e prática no campo epistemológico e metodológico.

POÉTICAS DO ESPAÇO (OPTATIVA)

Quintas-feiras, das 14h00 às 18h00

Prof. Newton de Souza

EMENTA:

Investigação sobre o significado no espaço no desenvolvimento das manifestações teatrais e performativas. Parte-se da análise das transformações do espaço cênico, refletindo a respeito da sua influência sobre o processo de encenação e o trabalho de ator, em diferentes contextos históricos e socio-culturais. Nesse sentido, a arquitetura teatral é reconhecida e analisada em suas diferentes tipologias, mas são consideradas, na mesma proporção, as diversas possibilidades de abrigo ao fenômeno teatral. Para tanto, deposita-se atenção sobre contribuições trazidas pela iconografia para a revisitação das concepções estabelecidas tradicionalmente, a importância do espaço cênico na arte moderna, a espacialidade nas manifestações tradicionais brasileira e de outras culturas não europeias, assim como, inserida no plano das teatralidades expandidas.

TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES DA CENA (OPTATIVA)

– IMAGEM, PENSAMENTO E AÇÕES

Terças-feiras, das 8h00 às 12h00

Prof. Dalmir Rogério Pereira

Profa. Ana Rita Vidica

Profa. Lara Satler

EMENTA GERAL:

Disciplina de tema variado voltada para a atualização de discussões e estudos emergentes no campo das artes da cena, incluindo possibilidades transversais com outras áreas do conhecimento. Sua metodologia e bibliografia será estabelecida a cada oferta, conforme as proposições do professor responsável e de acordo com as pesquisas que venha realizando, podendo assumir caráter teórico, prático ou teórico-prático.

EMENTA DO TÓPICO:

Reflexão sobre as imagens, suas ações e seus pensamentos. Estudo de conceitos contemporâneos que permeiam o estudo da imagem no âmbito da comunicação, arte e cultura. A interface da imagem com a cultura visual da qual faz parte. O cotidiano das imagens e suas relações com os meios de comunicação. As imagens vistas como “fenômenos” que participam de um “sistema de pensamento”. O processo de questionamento e associação a outras imagens a partir de objetos de pesquisa distintos.

CULTURAS DO CAMPO ARTÍSTICO (OPTATIVA)

Terças, das 14h as 18h,

Prof. Rafael Guarato,

EMENTA:

Compreensão da perspectiva antropológica acerca do campo artístico, suas premissas e concepções que orientam para o entendimento dos processos de criação, recepção e significação da obra de arte e do fazer artístico pelo viés da análise cultural. Estudar as teorias que esboçam a constituição e funcionamento do campo artístico, que alicerçam sua constituição e permanência ao longo do tempo a partir de relações de poder, economias e apropriações.

ALUNOS ESPECIAIS

Edital 001/2023 - Seleção de Alunos(as) Especiais para o Primeiro Semestre Letivo de 2023

06-04-2023 - RESULTADO - Edital Aluna-o Especial 2023-1

PERÍODO LETIVO DO SEGUNDO SEMESTRE

18 de setembro a 22 de dezembro (previsão)

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O MESTRADO EM ARTES DA CENA/UFG:

Acesse aqui as ementas das disciplinas.

Síntese da estrutura de funcionamento do Mestrado em Artes da Cena

Resoluções e documentos.