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Horários de aulas PPG AC 01/2025

Estão definidos os horários das aulas para o primeiro semestre 2025, as matrículas estarão abertas dos dias 03 à 07 de Fevereiro. 

Calendário Acadêmico e Escolar da UFG para 2025, clique aqui!

Horário 2025

 

EMENTAS:

METODOLOGIAS DE PESQUISA EM ARTES DA CENA

Estudo das possibilidades metodológicas no campo das Artes da Cena, de suas similaridades, diferenças e conflitos de modelos em relação às metodologias de outras áreas do conhecimento. Relações entre arte e ciência no campo da pesquisa. Abordagens sobre a crise de paradigmas da ciência contemporânea e problematizações sobre a presença da arte na academia. A pesquisa em arte e a pesquisa sobre arte. Correlações entre teoria e prática no campo epistemológico e metodológico.

ARTE, EDUCAÇÃO E INFÂNCIAS

Estudo das experiências estéticas educativas e cênicas em Artes da Cena e sua relação com as diferentes concepções de infâncias e culturas infantis. Compreensão da visão das crianças como seres de direitos, protagonistas de seus processos de aprendizagem, influentes e influenciadas por seus entornos específicos de interação como um dos saberes fundantes para pensar os processos criativos, formativos e investigativos no campo das Artes, em diálogo com construtos teóricos que atravessam os estudos sociais da infância.

PROCESSOS CONTEMPORÂNEOS DE MONTAGEM CÊNICA

Teorias, práticas e poÉticas em processos contemporâneos de montagem cênica. Artes da Cena em processo: trans.formações e per.formações das técnicas, dos procedimentos e das estÉticas na cena contemporânea. Processos criativos em Artes Cênicas: do ensaio à cena (produção, textualidades, adaptações e atualizações textuais, dramaturgias, coreografias, processos colaborativos, criações coletivas, poieses corpóreas, performances). Plasticidades cênicas (espacialidades, temporalidades, ações - acústicas, visuais, corp.Orais): perspectivas contemporâneas da cena e do corpo, do corpo em cena e da cena no corpo.

TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES DA CENA

Disciplina de tema variado voltada para a atualização de discussões e estudos emergentes no campo das artes da cena, incluindo possibilidades transversais com outras áreas do conhecimento. Sua metodologia e bibliografia será estabelecida a cada oferta, conforme as proposições do professor responsável e de acordo com as pesquisas que venha realizando, podendo assumir caráter teórico, prático ou teórico-prático.

Subtítulo: Entrecruzamentos radicais em processos cenográficos

A disciplina tem como ponto central o estudo das poéticas e práticas cenográficas na contemporaneidade, com ênfase nas discussões emergentes do Sul global. Serão abordados tópicos como: relações entre autonomia e colaboração nos processos criativos; perspectivas ecofeministas e decoloniais; precariedade, extra-materialismo e crise climática nas criações do Sul global; além de tópicos como site-specific e cenografia-paisagem, que enfatizam a interação entre corpo e ambiente, e cenografia para multiespécies e design para além do humano, os quais buscam incluir formas de vida não-humanas, materiais e forças do ambiente, promovendo uma ética de cuidado e colaboração interespécies. O curso combina abordagens teóricas e práticas, com aulas expositivas, discussões, leituras e atividades de criação em coletivo. Os estudantes serão incentivados a desenvolver projetos artísticos com base nos conceitos discutidos em aula. Tanto o desenvolvimento teórico quanto o prático serão interconectados e pensados em coletivo, com a interação síncrona das turmas em diferentes geolocalizações por meio de plataforma digital. Espera-se que a disciplina contribua para a compreensão das dinâmicas contemporâneas de criação cenográfica em contextos colaborativos e interdisciplinares, sensíveis ao contexto dos temas e fazeres da atualidade.

Subtítulo: Pesquisa com crianças: interfaces entre Arte e Educação

Ementa: Estudo de experiências investigativas com crianças em ambiente artísticos e educativos. Problematização desses seres de pouca idade como participantes ativos na pesquisa e sua necessidade de ampliar os canais de percepção e interpretação a respeito de suas produções e expressões. Compreensão da alteridade das crianças e das suas capacidades lúdicas como um dos saberes fundantes para pensar os processos criativos, formativos e investigativos no campo das Artes, em diálogo com construtos teóricos que atravessam os estudos sociais da infância.

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