Banner 202601

Horários e Ementas das disciplinas PPG AC 01/2026

Estão definidos alguns horários das aulas para o primeiro semestre 2026, as matrículas estarão abertas dos dias 24 Fevereiro à 01 de Março. 

Mais informações serão divulgadas posteriormente. 

Calendário Acadêmico e Escolar da UFG para 2026, clique aqui!

 

Disciplinas e Horários

1. METODOLOGIAS DE PESQUISA EM ARTES DA CENA

Professora Doutora Natássia Garcia

Professor Doutor Alexandre Ferreira

Terças-feiras: 08hrs às 12hrs

Estudo das possibilidades metodológicas no campo das Artes da Cena, de suas similaridades, diferenças e conflitos de modelos em relação às metodologias de outras áreas do conhecimento. Relações entre arte e ciência no campo da pesquisa. Abordagens sobre a crise de paradigmas da ciência contemporânea e problematizações sobre a presença da arte na academia. A pesquisa em arte e a pesquisa sobre arte. Correlações entre teoria e prática no campo epistemológico e metodológico.

2. POÉTICAS DO ESPAÇO

Professor Doutor Newton Souza

Quartas-Feiras 14hrs às 18hrs

Investigação sobre o significado no espaço no desenvolvimento das manifestações teatrais e performativas. Parte-se da análise das transformações do espaço cênico, refletindo a respeito da sua influência sobre o processo de encenação e o trabalho de ator, em diferentes contextos históricos e socio-culturais. Nesse sentido, a arquitetura teatral é reconhecida e analisada em suas diferentes tipologias, mas são consideradas, na mesma proporção, as diversas possibilidades de abrigo ao fenômeno teatral. Para tanto, deposita-se atenção sobre contribuições trazidas pela iconografia para a revisitação das concepções estabelecidas tradicionalmente, a importância do espaço cênico na arte moderna, a espacialidade nas manifestações tradicionais brasileira e de outras culturas não europeias, assim como, inserida no plano das teatralidades expandidas.

3. Imagem-testemunho: formas de presença e regime de visualidades na cena documental

Professor Dr. Dalmir Rogério

Sextas-feiras  14h às 17h40

A partir de uma concepção ampliada das artes da cena nas práticas do real este estudo propõe uma reflexão sobre a imagem como gesto testemunhal convertida em artefato político na cena documental e suas potencialidades de problematizar modos de representação diante de novas sensibilidades epistêmicas na relação entre linguagem, sujeito, território e história. Que na via da crítica aos regimes de visualidade imperialista expande a interface entre o teatro e o cinema documentário para engajar sujeitos criadores e público em processos simultaneamente artísticos, sociais e formativos, associados à ocupação e tomada do espaço imagético, físico e político. A proposta baseia-se numa abordagem interseccional, transdisciplinar e situada, que articula ferramentas dos estudos teatrais e cinematográficos com contribuições dos estudos da memória, da teoria crítica, das epistemologias do Sul e dos estudos sobre arquivos e afetos.

Fonte: Janaína Chagas Ribeiro

Categorias: Notícias Noticias