
Centro Cultural UFG recebe a instalação sonora “De/Re:Generação”
Obra imersiva dos professores da EMAC Adriano Claro Monteiro e Rafaela Blanch Pires estréia 17/10 às 19h na Galeria de Vidro do CC-UFG
Abertura da Instalação Sonora “De/Re:Generação”
No dia 17 de outubro de 2025, às 19h, a Galeria de Vidro (1º andar) do Centro Cultural UFG recebe a abertura da instalação sonora De/Re:Generação, um ambiente imersivo inspirado nos ciclos de vida da cigarra — nascimento, soterramento, metamorfose e emergência sonora — que se desdobra como espaço para performances musicais e cênicas ao longo de todo período de visitação que finaliza em 14 de novembro de 2025.
A abertura contará com uma performance cênico-musical inédita, concebida especialmente para dialogar com o ambiente sonoro e escultórico da instalação. Outros momentos performativos serão apresentados em diferentes datas ao longo do período expositivo, ampliando a experiência do público e ativando o espaço de formas múltiplas.
Idealizada e concebida por Adriano Claro Monteiro e Rafaela Blanch Pires, a obra articula som, corpo e matéria em um ecossistema sensível e responsivo. Adriano Monteiro assina o sistema interativo e atua como performer sonoro. A concepção cênica (Partituras de Soterramento) foi desenvolvida em colaboração com Kleber Damaso; Maria Ângela de Ambrosis é a performer cênica e faz a direção de movimento com aconselhamentos de Kleber Damaso. Rafaela B. Pires é responsável pela concepção visual e execução dos materiais da instalação, que incluem esculturas translúcidas produzidas com bioplástico de amido de mandioca, além do figurino e da iluminação da performance.
O projeto contou com o apoio do Ibermúsicas/Funarte, e teve uma etapa fundamental de pesquisa artística desenvolvida no Ligeti Zentrum, na Alemanha, que contribuiu para o aprofundamento das investigações sonoras e performativas.
Galeria de Vidro - Centro Cultural UFG
Abertura: 17 de outubro, às 19h
Visitação: até 14 de novembro
Entrada gratuita.
Fonte: Rafaela Blanch Pires